Blog Araújo & Melchert Advogados

Informações Sobre Direito Previdenciário

6 riscos da aposentadoria do médico sem planejamento

Planejar a aposentadoria pode ser muito mais do que apenas uma forma de obter o benefício a longo prazo. Inclusive o médico que não planeja a aposentadoria corre sérios riscos de perder muitos benefícios.

Os médicos podem ser muito versáteis ao longo da carreira, pois costumam manter diferentes vínculos empregatícios. Pois, atuam no setor privado, serviço público e ainda como profissionais liberais e até mesmo empresários.

Essa versatilidade toda traz muitos benefícios financeiros ao médico. Mas sem um planejamento previdenciário muitas vezes o médico pode não conseguir manter o seu padrão de vida após a aposentadoria.

Então, prepare-se desde agora e planeje o seu futuro previdenciário.

Para lhe ajudar fizemos uma lista com alguns motivos pelo qual o médico deve planejar a sua aposentadoria desde já:

  • Perda do tempo de contribuição para aposentadoria
  • Os riscos derivados da diversidade de vínculos na hora da aposentadoria
  • Riscos em não ter provas para comprovar a aposentadoria especial
  • Médico autônomo empresário corre riscos de perder vantagens ao fazer a aposentadoria sem planejamento
  • Contribuições erradas ou inválidas
  • Múltiplas atividades e falta de tempo para si

Clique agora no botão abaixo e baixe o seu Checklist exclusivo com os documentos para a aposentadoria do médico!

Saiba mais: Aposentadoria do médico

1. Perda de tempo de contribuição para aposentadoria

O médico que não faz o planejamento de sua aposentadoria pode acabar perdendo o tempo certo de pedir a aposentadoria.

Lembrando que nem o INSS, nem qualquer outro órgão previdenciário irá avisar qual o melhor momento ou o melhor valor que você pode receber.

Dessa forma, durante o tempo de análise do seu pedido de aposentadoria, você seguirá trabalhando e esse período não será contabilizado para você.

E, perder alguns meses de aposentadoria pode acarretar uma perda alta de valores.

Assim, o planejamento garante saber com maior precisão em qual data a aposentadoria será alcançada. Evitando perdas irrecuperáveis.

Leia também: Médicos como funcionam os seus direitos

2. Os riscos derivados da diversidade de vínculos na hora da aposentadoria

Médicos podem trabalhar de forma autônoma, em instituições privadas, em funcionalismo público (concursado ou não), podem ser sócios ou proprietários de clínicas médicas. Enfim, podem ter diversos vínculos durante sua vida profissional, sejam eles simultâneos ou não.

Por conta disso, as diversas matrículas do médico podem se tornar um assunto complexo na hora de se aposentar.  Muitas vezes o médico não sabe se deve levar o tempo do regime próprio para o INSS ou vice e versa.

Isso porque os diferentes vínculos normalmente são acompanhados de muitas incertezas sobre qual é a melhor opção de aposentadoria. Essa dúvida costuma ser analisada e dirimida em um planejamento de aposentadoria.

Leia também: Médico que trabalha em clínica particular pode ter aposentadoria especial?

3. Riscos em não ter provas para comprovar a aposentadoria especial

Como, via de regra, o médico está exposto a agentes nocivos que podem garantir uma Aposentadoria Especial, é possível, de maneira geral, se aposentar mais cedo do que a aposentadoria comum.

Dessa forma, o médico que não possui esta informação pode acabar trabalhando bem mais do que o necessário para se aposentar. Ou ainda, não estar documentalmente preparado para comprovar a especialidade da sua atividade.

Além disso, para quem não atingiu os requisitos antes da Reforma da Previdência, deve se atentar mais ainda. Pois a Aposentadoria Especial do médico sofreu alterações. E, agora, deve-se analisar outros requisitos para a concessão do benefício.

Assim, uma análise do caso é primordial para que o profissional não continue trabalhando além do necessário.

Leia também: 6 riscos da aposentadoria especial do médico

4. Médico autônomo empresário corre riscos de perder vantagens ao fazer a aposentadoria sem planejamento

O INSS insiste em afirmar que médicos que sejam proprietários ou sócios de instituições de saúde ou que trabalhem de forma autônoma não possuem direito aos mesmos benefícios dos demais médicos. Pois são reconhecidos como empresários.

Porém, essa afirmação pode ser facilmente rebatida pelo advogado previdenciarista. Uma vez que a aposentadoria se baseia na função exercida.

Diante disso, estes profissionais estão expostos às mesmas condições de trabalho e rotina dos demais médicos. E, portanto, conseguem obter os mesmos benefícios.

Mas para isso, é preciso planejar a sua aposentadoria e estar munido de toda a documentação necessária desde o início da carreira.

5. Contribuições erradas ou invalidas

Muitos médicos tem inúmeros vínculos e ainda atuam como profissionais autônomos, contribuindo de diversas formas para o INSS. Sem falar nas contribuições para os regimes próprios, em caso de servidores públicos, por exemplo.

Não consultar um advogado especialista em planejamento previdenciário pode ser um tiro no pé, pois você pode estar pagando errado as suas contribuições, inclusive pode estar pagando em duplicidade, então fique atento.

6. Múltiplas atividades e falta de tempo para si

A sua rotina como médico pode ser muito desgastante e intensa.

Por conta disso, contratar o planejamento da aposentadoria através de um advogado especializado em direito previdenciário é um ótimo meio de não gastar tempo em busca de documentações e produção de provas.

Além de saber exatamente o que precisa ser feito, quando e quais as ferramentas necessárias, o advogado especialista em planejamento é quem poderá lhe direcionar de forma certeira na busca de sua aposentadoria.

Estes são apenas alguns dos riscos que você corre ao não planejar a sua aposentadoria, muitos outros podem existir, dependendo de cada caso.

Por isso, não perca tempo e consulte um advogado especialista.

Clique aqui, assista ao vídeo e descubra se o médico pode se aposentar e continuar trabalhando

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress