A aposentadoria por invalidez do policial civil em Cuiabá sofreu mudanças após a Reforma da Previdência. É muito importante que os policiais conheçam a legislação, já que, infelizmente a profissão está propícia aos acidentes de trabalho, devido aos perigos constantes perante o combate ao crime.
Enfrentar pessoas perigosas diariamente traz inúmeros riscos aos policiais civis. Dessa forma, o dia de trabalho comum pode se transformar em uma tragédia que impeça o policial de continuar trabalhando.
Devido a essa periculosidade o policial civil possui regras mais brandas para a aposentadoria por invalidez (hoje denominada de aposentadoria por incapacidade temporária.
Leia mais: Aposentadoria do policial civil em Cuiabá
Nesse post você vai ver!
- Como funciona a aposentadoria por invalidez do policial civil em Cuiabá?
- Qual o valor da aposentadoria por invalidez do policial civil em Cuiabá
- Quando devo conversar com um advogado?
Saiba mais: Aposentadoria do policial civil
Como funciona a aposentadoria por invalidez do policial civil em Cuiabá?
A aposentadoria por invalidez do policial civil em Cuiabá acontece quando o policial possui uma doença que o impeça de trabalhar de forma permanente.
É importante ressaltar que após a Reforma da Previdência de 2019 é preciso que o médico descarte ainda a possibilidade de exercer qualquer outra profissão. Isso quer dizer que, ainda que você não possa mais trabalhar como policial, caso a incapacidade garanta a sua condição física para atuar em outra área profissão a aposentadoria por invalidez pode ser negada.
O policial civil pode se aposentar devido ao aparecimento de doença grave que o impeça de trabalhar, por doença do trabalho, moléstia profissional ou acidade de trabalho.
- Doença do trabalho ocorre quando você adquire uma doença que o impeça de trabalhar pois foi exposto em seu ambiente de trabalho a um risco que não deveria. Por exemplo, o policial foi exigido a fazer mais horas extras do que deveria em situações de estresse e desenvolveu depressão.
- Moléstia profissional ocorre quando a doença é típica da profissão, pois o ambiente de trabalho propícia essa enfermidade. Como por exemplo, uma lesão no braço devido há anos de trabalho segurando o resolver pesado.
- Acidente de trabalho já o acidente de trabalho acontece quando o policial sofre qualquer acidente em decorrência do trabalho. Como por exemplo levar um tiro, ser atropelado, sofrer um acidente de carro em uma perseguição.
Em qualquer um desses casos, se o médico atestar que a lesão é permanente o policial tem direito a aposentadoria por invalidez.
Leia também: Aposentadoria especial do policial
Qual o valor da aposentadoria por invalidez do policial civil em Cuiabá
O valor da aposentadoria por invalidez para o policial é diferente em relação aos demais servidores públicos, ele vai receber 100% da média salarial.
Por exemplo, se um policial civil se aposentou por invalidez aos 40 anos, após sofrer um grave acidente no trabalho, e a média de 100% da sua aposentadoria for de R$4 mil, ele se aposenta com os mesmos R$4 mil, sem qualquer redutor de salário.
Contudo antes da Reforma da Previdência, era possível pleitear, em determinados casos, a aposentadoria por invalidez com o valor do último salário, mas com a Reforma não existe mais essa possiblidade.
Saiba mais: Aposentadoria da mulher policial civil
Quando devo conversar com um advogado?
A aposentadoria por invalidez é cheia de detalhes, após a Reforma ficou mais difícil assegurar que esse direito seja, de fato, respeitado. Por isso, o ideal é que o policial civil converse com um advogado especialista, assim que sentir que não está mais conseguindo trabalhar devido a doença ou acidente de trabalho.
O advogado especialista conhece os atalhos legais para acelerar o processo e garantir que todos os seus direitos sejam respeitados.
Espero que tenha gostado dessa postagem. Continue acompanhando a gente aqui no blog e nas redes sociais. Deixe sua dúvida nos comentários!
Acesso no canal no Youtube para saber ainda mais!